APLB informa a categoria sobre suas ações frente ao atual governo

Após mudanças na política municipal, a APLB de Jequié realizou, na tarde dessa quinta-feira (19), uma assembléia com a categoria de professores da Rede Municipal para encaminhar ações frente a esse novo cenário.

A diretoria da APLB apresentou a lista com o nome dos novos Secretários Municipais e informou aos professores sobre o primeiro contato com o atual Governo Municipal liderado pelo prefeito, Sergio Almeida, em audiência, nessa ultima quarta-feira (18). Nesta reunião, o Governo garantiu que o pagamento do terço de férias para os professores do Nível IV sairá ainda no mês de maio. Já o pagamento mensal, este será realizado até o quinto dia útil, conforme preconiza a Lei Orgânica do Município.

Sobre a aplicação do Piso Salarial do Magistério de 2016, ficou agendada uma reunião para o dia 07 de junho. Nesse encontro será discutida uma proposta já elaborada pela prefeitura em cima da tabela do Magistério Público Municipal de Jequié.

Em relação à situação dos Processos Administrativos para os Trabalhadores em Educação (Ativos), o governo afirmou que não haverá tempo suficiente para colocá-los na folha do mês de maio. Os novos Secretários de Administração e Fazenda solicitaram tolerância da categoria para que eles se organizem e se apropriem da situação da Prefeitura. Após resolver a situação dos processos que estão em trâmite (ativos), eles informaram que irão verificar a situação dos demais Processos Administrativos (passivos). Durante a assembleia a diretora Karina Tourinho, falou sobre os processos Administrativos Retroativos (2008/2016) e explicou como se deu o processo da verba retida pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.

Ao final da Assembleia, a diretora da APLB Sindicato, Caroline Moraes, voltou a falar sobre Gestão Democrática nas Escolas, sugerindo um reordenamento da Rede de Ensino para proceder com a normatização do exercício das funções de diretores e vice-diretores. Ficou aprovada uma próxima assembleia logo após a audiência com o Governo Municipal em junho.

Ascom APLB/Jequié

 

Aplb Jequié

Voltar ao topo