A APLB Sindicato de Jequié realizou, na tarde de quinta-feira (29), a última reunião deste ano com Professores Representantes das Escolas Municipais de Jequié. A reunião aconteceu na sede do Sindicato e teve como objetivo de mobilizar a categoria para os novos desafios que estão por vir.
Foi apresentado um vídeo sobre os ataques à educação (Escola sem Partido), onde o professor aparece como “o grande vilão da sociedade brasileira” dentro de um cenário de perfil conservador, na tentativa de criminalizar a atuação dos professores. Para o Sindicato, Projetos como esse são um passo para o autoritarismo e a censura. Um retrocesso na educação brasileira.
Também foi discutido os últimos ataques à educação no Brasil. A diretora da APLB, Caroline Moraes, fez uma retrospectiva dos acontecimentos da educação e destacou a importância da unidade para elaborar um plano de ação com o objetivo de fortalecer os movimentos dos professores. Ela lembrou que o Sindicato busca o ideal de sociedade para o trabalhador, “é preciso fazer lutas coletivas, pois o nosso município não está fora do contexto que se apresenta no Brasil. O alvo do novo Governo Brasileiro são os movimentos sociais, são os sindicatos. Precisamos está na rua vigilantes…Eu acredito na simplicidade da luta”, ressaltou Caroline.
Ao final da reunião, as professoras participaram de sorteio de brindes e as aposentadas que estão na luta junto com o Sindicato, foram homenageadas com rosas.
Matéria sensacional. Seria muito importante que todos tivessem acesso a estes vídeos. É de suma importância a divulgação das atividades de lutas do Sindicato. Carol senti a falta da minha foto no grupo dos aposentados que vocês fizeram uma bela homenagem. Fiquei assistindo na expectativa de visualizar a minha pessoa.