A valorização do trabalho docente significa reconhecer a importância dessa missão e fornecer recursos adequados para que os educadores possam cumprir seu papel de forma eficaz. Professores motivados e valorizados são mais propensos a se envolver ativamente no processo de ensino-aprendizagem.
Piso desrespeitado, longas jornadas, péssimas condições de trabalho, sucateamento do serviço público, defasagem na formação inicial, contratações exageradas através do sistema REDA, desvalorização pelo Poder Público e pela sociedade, desrespeito e violência nas salas de aula, vulnerabilidade e insegurança diante de cenários educacionais complexos são alguns exemplos da lamentável realidade vivenciada pelos professores da rede pública.
A APLB-Sindicato de Jequié tem como luta constante cobrar do Poder Público melhorias, garantias de DIREITOS e condições dignas para os docentes exercerem o magistério. Convivendo diariamente com a realidade das crianças e profissionais da educação, a APLB encaminha, de forma incansável, suas propostas em defesa de uma escola pública democrática e de qualidade, para os órgãos dos Governos Estaduais e Municipais, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.
É preciso conscientizar sobre a extrema importância do professor e incentivá-lo, respeitá-lo e enaltecer seu trabalho, essa é a missão da APLB- Sindicato de Jequié.