Quem somos

Organização

Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Jequié estão com sua organização consolidada, atuando em prol de uma escola pública de qualidade e da valorização dos seus profissionais. Mas, para que houvesse a consolidação da categoria houve um histórico de muita luta que teve seu início no ano de 1985. Nesse ano, os professores das escolas públicas do município começaram a se organizar em associação.

Em 1991, a Associação dos Professores Municipais de Jequié- APROMUJE unificou a sua luta com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Estado da Bahia – APLB/Sindicato, criando a Delegacia Sindical do Sol-Apromuje. A partir daí, intensificou-se a luta por uma escola pública, inclusiva e de qualidade, que deve ser gerida de forma democrática, considerando o trabalhador e trabalhadora em educação como peça essencial da efetivação da educação como direito humano e social, devendo ser inseridos em políticas públicas que garantam sua valorização profissional. E, nesse mesmo ano, como uma das conquistas da categoria, foi enviado o primeiro projeto de Lei do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Jequié para a Câmara de Vereadores.

Com a transformação em sindicato a Apromuje passou a se chamar APLB/Sindicato Delegacia Sindical do Sol em uma Assembléia extraordinária, cujo objetivo foi fortalecer o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras em educação numa mesma entidade sindical. Com a unificação da luta dos Trabalhadores e trabalhadoras em Educação e o surgimento de novas regras de organização sindical, a APLB ganha força com quase 80 mil sindicalizados em todo o estado.

Estrutura

Com sede em Jequié, a Delegacia Sindical do Sol-Apromuje da APLB/Sindicato é dirigida por uma diretoria composta pelos seguintes cargos: Diretora Geral e Vice-Diretora, Secretaria Geral, de Finanças, de Políticas Intermunicipais, de Imprensa e de Assuntos Jurídicos.

A Delegacia Sindical do Sol é composta ainda pelo Departamento dos Funcionários em Educação, vinculado à Secretaria de Política Sindical.

As instâncias da entidade são subordinadas a um Congresso Estadual, tendo um Conselho Estadual – CE, a Direção Executiva – DE e o Conselho Fiscal – CF. Respeitando os princípios de trabalho coletivo e das ações de planejamento estratégico situacional. Toda a Direção Executiva interage no encaminhamento das lutas da entidade.

Luta pela Cidadania.

Somando aproximadamente 5 mil associados, a APLB/Sindicato Delegacia Sindical do Sol-Apromuje em sua luta extrapola as questões específicas da categoria, discutindo temas polêmicos como: exploração do trabalho infantil, reforma agrária, emprego, saúde no trabalho, racismo e opressão de gênero, contribuindo para uma maior participação no cenário político-social.

A delegacia do Sol tem sido representada em Conselhos Municipais, de forma atuante, como: Educação, FUNDEB e Alimentação Escolar. Também garante representação no CEREST – Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

Convivendo diariamente com a realidade das crianças, os profissionais da educação em defesa de uma escola pública democrática e de qualidade, encaminha, de forma incansável, suas propostas para os órgãos dos Governos Estaduais e Municipais, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores.