APLB promove debate com advogada e esclarece dúvidas sobre os efeitos da Reforma da Previdência na vida profissional dos/as professores/as e mulheres

Seguindo o cronograma de atividades da Greve Geral contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287, a APLB Sindicato trouxe, nesta quinta feira (16) para Jequié, a advogada militante nas áreas de Direitos Humanos e Direito Previdenciário, Dra Jurema Cintra, para debater e esclarecer dúvidas dos/as professores/as sobre os efeitos da Reforma Previdenciária proposta pelo (Des)Governo Temer.

Dra Jurema deu inicio a palestra falando sobre conceito de Previdência, Seguridade Social e sua relação com o envelhecimento da população mundial e brasileira. Afirmou que a PEC 287 é anti-democrática, apresentando dez pontos polêmicos da Reforma, destacando como fica a aposentadoria dos/as professores/as, servidores públicos e o impacto da mudança em especial para as mulheres. “A previdência é muito mais do que falar em aposentadoria, é ter o direito de envelhecer com dignidade”, afirmou a advogada.

A diretora da APLB, Caroline Moraes, afirmou que com a Reforma a categoria de profissionais da educação estará duplamente prejudicada, primeiro porque a grande maioria é de mulheres e segundo que os/as professores irão perder o direito a aposentadoria especial. Caroline chamou a atenção para uma maior adesão ao movimento grevista. “Conseguimos que a maioria das escolas (públicas estaduais e municipais) parassem suas atividades para aderir a greve, mas ainda é preciso que cada escola realize reuniões informativas em cada Unidade de Ensino para fortalecer o movimento contra a Reforma da previdência proposta pelo Governo Temer. Nós precisamos ganhar as ruas!”.

Na sexta, (17), pela manhã, A Diretoria do Sindicato participou da sua primeira audiência com o Secretário Municipal de Educação de Jequié para discutir as demandas da Educação do Município.

 

Aplb Jequié

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo